terça-feira, 31 de outubro de 2017

Hoje vou falar sobre direitos!



Como nem tudo são flores, a EM me trouxe uma sequela visual um tanto quanto intensa no olho direito. Não achamos que o surto foi muito forte, mas que a minha anatomia favoreceu a isso... mas aqui já é para um outro papo... 
Enfim... isso não me abateu e continuo a praticar a maioria das minhas atividades, evidentemente com mais sustos, um cadinho mais

​de ​
destrambelhamento...rs


Mas o que quero dizer para quem tem qualquer sequela é que devemos fazer limonadas, por mais difícil que seja!
Fui em busca do meu primeiro direito para essa nova condição, porque sim... legalmente eu sou deficiente!
​ RESOLUÇÃO SMTR Nº 2466 DE 20 DE MARÇO DE 2014 

"Art. 3º - Para beneficiar-se do Cartão citado nesta Resolução considerar-se-á deficiente a pessoa que apresente alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, sob suas diversas formas, acarretando o comprometimento da função física da locomoção.
​"​
 
E ontem peguei o meu cartão de estacionamento especial. Fiquei muito contente com essa conquista. 

Para quem estiver aqui no Rio, capital, basta acessar o site da Prefeitura ​(Aqui) e lá estão os formulários e a relação de documentos para serem entregues... O médico deve ser conveniado ao SUS, no meu caso, o meu neuro também pelo SUS, não sendo o seu caso, basta levar os exames que comprovam a sua condição até o posto de saúde mais próximo da residência e solicitar que o médico ateste.



Depois de tudo relacionadinho, levar os documentos até o posto da Prefeitura mais próximo e acompanhar o processo pelo site do SICOP até que haja a confirmação de que o cartão já está disponível para buscá-lo!

Em SP a regra é basicamente (clique aqui)a mesma e assim devem ser na maioria dos municípios, pois se trata de um direito garantido nacionalmente (artigo 47, Lei 13.146/15) 


Parece ser mais trabalhoso do que é na verdade... Dá só um pouquinho de trabalho, mas são nossos direitos!

Infelizmente, esse direito não abarca todo portador de esclerose múltipla, que sofre, em sua grande maioria, com a fadiga, que em muitos casos é tão incapacitante quanto as sequelas e deficiências relacionadas legalmente... Contudo, eu sou brasileira e não desisto nunca, mesmo que não fosse o meu caso, tentaria conseguir... Não tenho exemplos positivos, mas se for o seu caso, vamos espalhar!!! Deixe aqui o seu comentário!

#esclerosadasaudavel
#direitosdosdeficientes
#fazendolimonadas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário